Solicite uma proposta

Blog

Fotografia Documental de Parto

Categoria: Ensaio de Família, Parto

Acreditamos que toda mulher se torna um pouco mãe quando ascende nela o desejo da maternidade e tem seu sonho concretizado quando descobre a sementinha minúscula crescendo dentro dela. Mas neste dia das mães escolhemos homenagear as mamães com o acontecimento que nos torna oficialmente mães: o parto.

A fotografia documental de parto é uma das áreas da fotografia de família mais emocionantes, tanto para a família quanto para o fotógrafo.

O Parto Natural é aquele realizado pela mulher, onde ela deseja, sem intervenções e interferências médicas durante o período. Todo o processo é conduzido e centralizado na mãe, todos os profissionais envolvidos apenas a acompanham, apoiam e fazem de tudo para que o momento seja exatamente como a mãe sonhou. Neste tipo de parto não temos hora e não há roteiro. Pode ser em casa ou em ambiente hospitalar e o registro fotográfico do parto natural é um documentário repleto de sensibilidade e sentimentos intensos.

Já o Parto Normal, apesar de também ser conduzido pela mulher, ocorre geralmente em ambiente hospitalar, mas com intervenções médicas, como por exemplo, a anestesia ou analgesia. Neste parto, nós fotógrafos devemos obedecer os protocolos e regras hospitalares. Também não há agendamento ou roteiro pré-definido a seguir, acompanhamos o parto e registramos todos os momentos à medida em que acontecem.

Já a Cesariana é um tipo de intervenção cirúrgica na qual o médico conduz o nascimento do bebê. Pode ser eletiva ou recomendada em algumas situações médicas. Neste tipo de parto temos um roteiro, sabemos como as coisas devem acontecer, como nos posicionar e quais as regras determinadas pelo ambiente hospitalar.

A emoção? Ahh, essa é igual em todo e qualquer parto! No momento que o bebê nasce e vemos o seu rostinho, enche nossos corações de uma felicidade que não tem explicação. Uma emoção indescritível!

Mas nem todas as mulheres podem passar por esse momento… não podemos deixar as mães de coração fora da nossa homenagem. Mães batalhadoras que tiveram partos muitas vezes doloridos, cujas cicatrizes ficarão marcadas para sempre, mães que porventura não puderam levar a gestação à termo e aquelas cuja espera supera de longe os nove meses. Aquelas que passaram por inúmeros dilemas, incontáveis questões burocráticas e por fim conseguiram realizar seu grande sonho por meio de um grande encontro.

E como todo parto merece um registro, acompanhe nossos próximos posts!

Parabéns mamães, vocês são todas guerreiras e merecedoras de todas as glórias do mundo!

#estudiolilliput #rubialirafotografia #isabelarosafotografia #julianaladeirafotografia #estudiofotografico #estudiodefotografia

 

TAGS

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Vamos marcar uma conversa para que possamos apresentar ainda com mais detalhes o nosso trabalho, será um prazer!